Formação Ecomaturidade

No projeto Sementes para um Bairro Sustentável, de 14 a 24 de janeiro de 2013, realizamos o curso Ecomaturidade – formação de agentes em sustentabilidade através da valorização da experiência de vida dos idosos

Os encontros deram-se a partir do seguinte cronograma:

Início

08:30h – Tempo de preparar a Terra: atividade física

09:00h – Tempo de preparar a Luz: acolhida e meditação

09:30h – Tempo de semear: partilha dos saberes do núcleo do dia e a sustentabilidade

10:15h – Ecobreak

10:30h – Tempo de colher: acolhendo a sabedoria

11:15h – Colher os frutos: revisão do dia

11:30h – Sair para semear

Amorosas, ricas e alegres  foram as experiências vividas durante nossa primeira semana.

Ecomaduros, os participantes sugeriram inúmeras ações possíveis para serem realizadas no bairro da Vila Mariana. A tônica do primeiro encontro, mediado por Ana Beatriz – nucleadora de Educação, nos mostra que a ação está em nossas mãos.

– Aumento do número de lixeiras (residuos úmidos e secos)
– Educação para a comunidade – Socorro e Angela
– Ter contato com a Subprefeitura  – Djanira e Terezinha
– Ter participação no bairro – Carmo e Orilda/Rita
– Estar presente nas audiências públicas – Rafaelita e Francesco
– Trabalhar as questões de segurança – Eduardo e Vitoria
– Solicitar à Secretaria do Verde cuidado maior com as árvores e limpeza de bueiros pela Subprefeitura – Heera e Sandra
– Educação para a População – Leila e Laura
– União para resolver problemas do bairro – Penha e Yara

Através de Elias Pinto, coordenador do curso e nucleador de Espiritualidade – a conexão com o sagrado assumiu papel de bastante relevância, o que permeou toda a delineação para próximos encontros.

Conectar com o sagrado, pela liberdade de crença, é a primeira mudança de atitude prática a qual podemos levar para nossos atos cotidianos.

A integralidade de nossa cultura, através da premissa: “O planeta é sagrado e quer paz”, traz consigo a consciência de que em nosso dia-a-dia podemos realizar ações harmoniosas em busca do equilibrio entre essência e prática, pela ecologia integral do ser;  a sustentabilidade conectada a eixos interligados sob muitas esferas: o indivíduo, a casa, a rua, o quarteirão, o bairro, a cidade, o planeta.

Diante de tais premissas, caminhamos pelos núcleos de Educação, Espiritualidade, Cultura e Economia, Ecologia, Saúde, Política e Comunicação,  8 eixos de sustentabilidade partes do DNA Ecobairro.

A intimidade dos encontros, com participação ativa dos ecomaduros e equipe trouxeram desdobramentos como apoio à horta comunitária da Vila Mariana,  realização de encontros intergeracionais além de visitas a outras instituições do bairro, fortalecendo laços entre participantes e comunidades do bairro.

Deixe um comentário