Formação Ecojovem

Ecojovem

Durante os meses de agosto a novembro de 2012, foi realizado na EMEF Jean Mermoz o subprojeto Ecojovem, parte do Sementes que trabalhou com 2 públicos diretos, alunos e professores da escola.

Tendo como princípio o DNA Ecobairro, sua missão e valores, foram realizados pelo projeto Sementes, encontros de sensibilização com professores, coordenadores pedagógicos, secretária e diretora da escola durante o mês de agosto.

Os 08 núcleos do Ecobairro: Educação, Economia, Política, Cultura, Comunicação, Saúde, Espiritualidade e Ecologia tiveram a oportunidade de trabalhar diversos temas como ilustramos a seguir:

Encontro 01 com professores. Núcleos Saúde e Cultura

Composição dos frutos (sonhos sobre a escola integrada ao meio ambiente); 2) Dinâmica do Riso (atividade de harmonização); 3) Investigação Apreciativa (Entrevista em pares com duas partes, primeiro sobre uma atitude ecológica e depois sobre uma prática ecológica que é um desafio na sua vida); 3) Círculos da Cultura (Três grupos fizeram a vivência, cada qual citou valores importantes para a vida) 4) Diálogo sobre a essencialidade da Cultura reconhecendo a Ecologia Interna e Interpessoal.
(Ao final também foi apresentada a Bandeira da Paz)

Encontro 02 Núcleos: Política e Comunicação

Importante por abrir espaço para reconhecimento da realidade e contexto da comunidade escolar em relação aos desafios socioambientais. Foi dividida em quatro etapas, 1) Composição do muro dos desafios (Participantes responderam com desenho e escrita a pergunta – “Quais os desafios da política e comunicação na comunidade escolar?); 2) Teia da Vida (Dinâmica com barbante, promove a visão sistêmica); 3) Diálogo Apreciativo (Conversas em trio com foco no reconhecimento da importância da interdependência e partilha sobre como Eu posso ser responsável por soluções socioambientais na comunidade escolar); 4) Travessia da vida(Cada participante foi a frente para colocar no rio da vida um compromisso pessoal – uma ação para solucionar algum desafio socioambiental da comunidade escolar)

Encontro 03 Núcleos: Ecologia e Espiritualidade

O terceiro encontro foi significativo pelo espaço de reflexão sobre Ecologia e ao final reconectar os participantes com a co-responsabilidade por uma comunidade sustentável. 1) Meditação guiada (Conexão com o Planeta); 2)Diálogo de Reflexão (O que é a natureza/onde está a natureza?);
3) Pegada Ecológica (Introdução e Entrega do questionário para ser feito em casa); 4) Exercício de Propósito de Vida (Eu Natureza – Quais capacidades, valores e princípios estão em meu propósito)

Encontro 04 Núcleos: Educação e Economia

O último encontro de sensibilização com os professores permitiu resultados significativos.
Foi dividida em quatro etapas, 1) Reconhecimento dos resultados obtidos nos encontros anteriores; conversamos sobre Desafios/Necessidades/Soluções/Compromissos para cidadania e para o desenvolvimento socioambiental na escola e no mundo 2) Levantamento de visões e questões sobre como fortalecer o seguimento do Projeto com os estudantes; 3) Exercício Individual, os participantes  priorizaram escrevendo qual Causa/Projeto Socioambiental é importante para a escola 4) Diálogo Colaborativo, de acordo com as afinidades das Causas/Projetos Socioambientais apontados na atividade anterior, os participantes formaram grupos para desenhar um plano de ação. Ao final cada grupo apresentou seu plano de ação para os demais selando assim o ciclo de quatro encontros com os professores.

A partir de então, a continuidade natural previa a realização dos encontros na escola, com turma de alunos de diversas idades, o que aconteceu durante os meses de setembro a novembro. Ilustramos a seguir como se deram tais encontros

Encontro 01 com turma alunos: Saúde e Cultura

O primeiro encontro de sensibilização com os estudantes foi um espaço de reconhecimento do grupo e serviu para eles mesmos observarem a importância de tratar de assuntos socioambientais.
1) Apresentação lúdica de nomes e qualidades; 2) Atividade – Desenhando o corpo, depois de tudo que esta dentro do corpo. Foi importante a expressão dos estudantes pois depois entramos em um diálogo significativo sobre Ser Saudável e como as emoções influenciam o bem estar individual e coletivo; 3) Dinâmica corporal, ativando o corpo e as articulações e para finalizar auto-massagem trazendo consciência para os movimentos e o cuidado pessoal; 4) Desafio da estatua e respiração seguido de momento de quietude. Finalizamos com uma celebração formando uma mandala, punhos entrelaçados e formando um elo entre todos.

Encontro 02 com turma alunos: Política e Comunicação

Criação de crachas lúdicos com valores importantes para cada um (tempo de chegada) 2) Amigos de Jó (jogo cooperativo para percepção dos valores importantes para convivência.) 3) Teia da Vida (Dinâmica com barbante, promove a visão sistêmica incluindo contribuições dos participantes-vereadores para uma comunidade escolar melhor); 4) Atividade em grupo – Criação dos acordos de convivência; 5) Encaminhamento, poesia dobrada e celebração com dança circular.

Encontro 03: Ecologia e Espiritualidade

Atividade de reconhecimento de interesses e saberes sobre ECOLOGIA aliada a valores humanos; 2) Conversa em círculo do propósito do ECOBAIRRO e das responsabilidades que temos conosco, com a nossa casa, a rua, o bairro e até o planeta; 3) Desenhos na lousa e troca de conhecimento sobre a origem de alimentos e resíduos; 4) Momento de quietude; 5) Encaminhamento de pesquisa sobre coleta seletiva e divulgação da mesma no blog, rádio e cartazes.

Encontro 04: Educação e Economia

O quarto encontro de sensibilização com os estudantes foi o momento de alinhamento do grupo e serviu para eles mesmos observarem a importância de tratar de assuntos socioambientais de forma integrada. 1) Retomada dos dias anteriores e reconhecimento do DNA ECOBAIRRO; 2) Contação de História de Malba Tahan – O Homem que Calculava 35 Camelos, valores trabalhados: equidade, justiça solidariedade, suficiência, não acumulo de bens, cuidar uns dos outros; 3) Desenho individual do caminho que os estudantes percorrem entre sua casa e a escola; 4) Partilha e diálogo sobre o que é comunidade e exercício de pertencimento-responsabilidade. Finalizamos com uma palavra de cada um, seguido de um pedido para dialogarem com amigos e familiares sobre o valor da solidariedade.

 

Encontro 05: Saúde e Educação

Aquecimento circular com música. 2) Conversa em duplas – Qual é a minha alimentação preferida? Quais foram minhas últimas refeições?  3) Em círculo (escuta ativa) – cada estudante apresenta as respostas que escutou na atividade anterior; 4) Distribuição dos desenhos dos estudantes no primeiro encontro para relembrar a representação do corpo. Foi ressaltado o aspecto dos alimentos e das emoções com excelente participação dos estudantes; 5) Pirâmide Alimentar – Explicação sobre os níveis, a necessidade do equilíbrio e a diferença que pode implicar a falta de cuidado com a mesma; 6) Fome Filme – Campanha Cresça da Oxfam e seus princípios: I. Evite o desperdício: 1/3 da produção é jogada fora e existe uma pessoa entre cada 7 que passa fome no mundo II. Novos sabores: Quanta água se utiliza para grãos ou carne III Cozinha eficiente: Quem pode cozinhar? IV Sazonalidade: Regionalidade e V Pequeno produtor: Escambo/Preço Menor (16 de Outubro foi o dia mundial da alimentação) 7) Fechamento: História Ubuntu como imagem da cooperação e reflexão sobre o que podemos fazer para melhorar nossa alimentação e diminuir o desperdício.

Encontro 06: Economia e Cultura

Jogo das Virtudes – Reconhecer e escrever qualidades dos amigos forma uma visão sistêmica das virtudes da comunidade, descobrimos que podemos aprender mais com as qualidades uns dos outros. Na tarde a atividade foi a primeira no roteiro e o resultado foi excelente e na manhã era o fechamento e não fluiu bem; 2) Dinâmica em grupo “Pintando cultura e economia” – Na parte da manhã um grupo ficou responsavel por desenhar sobre cultura e o outro sobre economia na parte da tarde foi diferente, os dois grupos desenharam sobre os dois temas aprofundando assim o interesse no assunto. 3) Apresentação dos desenhos e diálogo sobre significado de cultura e economia além de um  alinhamento com a tarefa da oficina anterior sobre o que fazer para reduzir o desperdício e cuidar da alimentação? 4) Jogo “Cultura da cooperação” – Brincadeira que ganha a dupla que fizer o maior número de pontos pegando o dedo do outro. Se existir vontade de cooperação a dupla gera mais resultado. 5) Canção e brincadeira de celebração.

Encontro 07: Ecologia e Espiritualidade

Atividade de contextualização sobre os temas do dia. 2) Apresentação do filme Hope e diálogo sobre o seu conteúdo. 3) Em seguida foi apresentado um trecho do filme Planeta Sagrado da Disney, o desdobramento foi uma dinâmica em grupo com encenações, jograis, e muita participação dos estudantes. 4) O fechamento foi uma celebração e partilha de palavras que marcaram o dia.

Encontro 08: Comunicação e Política

Exercício de presença a partir de movimentos com o corpo. 2) Telefone sem fio: A frase para iniciar a atividade foi “cuidar da terra, da água, proteger os animais e repensar sobre o que é lixo”. 3)Hai Kai: Elaboração de poemas inspirados na primavera. 4) Música: Rap do Gabriel o Pensador “A PAZ”. Os estudantes se envolveram muito com o Rap, cantaram e dançaram. 5) Desenhando a “Qual a minha visão de mundo?”. Alguns estudantes exploraram o tema e simbolos de Paz, outros se conectaram com elementos da natureza. Esta atividade de arte foi muito rica terminamos compartilhando suas obras.

Encontro 09: Jornada Cultural

Reconhecendo o contexto da comunidade escolar e a intenção da Jornada Cultural ser um espaço de partilha do que foi produzido pelos professores e estudantes durante o ano, nossa equipe colaborou com um espaço interativo sobre temas importantes do DNA Ecobairro.
Criamos um roteiro com foco na participação-sensibilização do aspecto global do Projeto Sementes. 1) As pessoas ofereceram o seu sonho para o bairro na Árvore dos sonhos.
2) Os participantes refletiram e interagiram com frases, palavras e desenhos no Painel-Mural sobre Qual a minha Ecologia em casa, no bairro e no mundo? 3) Um estande de diálogo sobre Consumo Responsável. 4) Aplicação do questionário – Pegada Ecológica. 5) Distribuição de Sementes de Girassol com explicações. 6) Divulgação do Círculo Ecobairro e do Ecomaturidade para os estudantes, pais e professores. 7) Apresentamos desenhos e materiais produzidos pelos estudantes e professores durante todo o caminho percorrido, de agosto a novembro. Interação dos pais com os materiais dos filhos e a observação atenta de alguns estudantes na produção dos professores. 8) Participação e contribuições na oficina da Professora Ana.

Encontro 10: Declaração – Compromisso Ecojovem

Dinâmica de harmonização – Um animal e uma cor. 2) Círculo de diálogo foi realizada uma colheita de insatisfações e necessidades do ECOJOVEM por um bairro melhor. 3) Utilizamos o olhar apreciativo para reconhecer e redescobrir o ideal-local “Quais pontos o ECOJOVEM acredita que é importante o bairro melhorar?” 3) Considerando os 8 Núcleos do Ecobairro que foram apresentados no Projeto Sementes – “Qual nosso compromisso como ECOJOVEM da Jean Mermoz?” Como vou cuidar melhor da Casa, Bairro e Planeta

DECLARAÇÃO ECOJOVEM EMEF JEAN MERMOZ


“PODEMOS EVITAR A VIOLÊNCIA COM A GENTILEZA, RESPEITO E AMOR”

COMPROMISSO ECOJOVEM

EM CASA:

–        Respeitar a minha família

–        Falar com meus pais sobre cuidar do bairro

–        Cuidar da minha saúde

–        Comer bem e lavar as mãos

–        Separar resíduos e se possível reaproveitar

–        Meu resto de alimento pode virar adubo para plantas

–        Sem gerar violência e arrumar as coisas

–        Sem brigas com a mãe, pai e irmãos

–        Não falar palavrões

–        Não me meter nas conversas dos outros

 

NO BAIRRO, A NATUREZA, NOSSO PLANETA:

–        Conversando com os vizinhos sobre como melhorar o bairro

–        Respeitar as culturas e não ser preconceituoso

–        Ser amigo do vizinho e incentivar a cuidar

–        Sem pipas em locais com fio elétrico

–        Respeitar as leis

–        Mostrando e aprendendo a cuidar do lixo

–        Evitar brigas

–        Cuidar das árvores, principalmente as da minha rua

–        Melhorar o meu bairro será o meu compromisso

–        Não desperdiçar papel e outros recursos

–        Não incomodar com barulhos desnecessários

Vamos cuidar do planeta pessoal?

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s