Formação Circulo Ecobairro

Com início do curso Circulo Ecobairro – formação de agentes em sustentabilidade – a partir do próximo dia 28 de fevereiro de 2013, destacamos em síntese por onde caminharemos.

A proposta é vivenciar, jogar, sonhar, experimentar, exercitar. Seremos designers, um tanto jardineiros de nossa morada.

Transitaremos pelos 08 núcleos, DNA do Ecobairro, entendendo a integração entre eles, numa tecitura sensível de mudança de paradigmas, em busca da real mudança de nossos estados, práticos, físicos, emocionais, para uma sociedade que necessita transitar por caminhos reais e verdadeiros, encontrando soluções factíveis e realizações integradas ao nosso ser, nossa casa, nosso bairro, nossa cidade, nosso país e nosso planeta.

Convidamos a todos para vivenciarem esta experiência conosco!

ESPIRITUALIDADE

Conversaremos sobre a valorização e compartilhamento daquilo que nos é importante. A conexão com o sagrado e a interação de alternativas possíveis que nos ajudem a alcançar a mudança que queremos ver no mundo.

ECOLOGIA

Conhecer e explorar os Princípios de Permacultura Urbana e paisagismo alimentar. Perceber o contato com a terra, como ferramenta para despertar e aguçar a consciência ecológica. Conversar sobre questões e soluções relativas à segurança hídrica e energética nas cidades, sobre mobilidade urbana e inovações sustentáveis para reformas e construções.

POLÍTICA

Visões, experiências e práticas de atuação com protagonismo cidadão sustentável, para uma atuação responsável e consciente para o bem comum.

ECONOMIA

Práticas de economia, de resultados cooperativos e solidários – exercícios de como valorizar e fortalecer os recursos locais e da bio-região.

CULTURA

A cultura em sua forma ampliada. Redescobrir também a cultura local com o resgate e preservação de antigos saberes. A valorização de novas expressões culturais com base para o fortalecimento da cultura na comunidade.

SAÚDE

Juntos, vamos explorar como desenvolver nossa ecologia interior, se reconectando e alinhando para uma saúde integral.

EDUCAÇÃO

Buscamos estimular o potencial dos aprendizados coletivos, a partir do resgate e da construção do conhecimento local.

COMUNICAÇÃO

Dialogaremos sobre uma visão ampliada da comunicação. Desenvolvimento e exercício de comunicação sustentada nos princípios da cultura de paz e da não violência.

SÍNTESE PRÁTICA

Exercícios de design para soluções locais com foco em qualidade de vida e bem estar no bairro, nosso primeiro núcleo de convivência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s