Ecobairro

O que é o ECOBAIRRO?

O programa, presente há 08 anos na região da Vila Mariana, nasceu da idéia de levar para o ambiente urbano alguns dos princípios praticados nas ecovilas, um movimento que já está presente em cerca de 15.000 localidades em todo o mundo.

Ecovilas são comunidades sustentáveis que procuram respeitar o lugar em que vivem e criar condições de suprir as necessidades individuais e da sociedade, sem destruir mais o Planeta.

Algumas das prioridades das ecovilas são: produção local de alimentos, construções ecológicas, sistemas de energias renováveis, economia solidária, processos participativos de tomada de decisões, diversidade cultural e espiritual, visão sistêmica para cuidar da saúde, comunicação adequada e educação transdisciplinar.

Quando se inicia um novo assentamento, muitas destas metas são até mais simples do que parecem porque é possível planejá-las e criar condições adequadas para seu desenvolvimento. Mas como falar em produção local de alimentos nas grandes cidades? Como utilizar energias renováveis em seu apartamento? Como criar um sentimento de comunidade em um ambiente onde vivem milhões de pessoas? Requer um repensar para agir em uma nova direção.

É aí que entra o ECOBAIRRO, para ajudar os bairros – que são porções menores da cidade – a transformar seus espaços em busca da sustentabilidade. Ser sustentável é, nesse sentido, sinônimo de viver bem, em harmonia com você, seus vizinhos e seu lugar.

Que objetivos queremos alcançar?

Nosso objetivo maior é resgatar o bem-estar e o vinculo com o lugar em que moramos na cidade. Diz a sabedoria popular que “quem ama, cuida”. Se não conhecemos nosso bairro ou mesmo nossa rua, como poderemos cuidar deles? Da mesma forma, se não sabemos quem são nossos vizinhos, como poderemos pensar em soluções criativas para problemas que afetam a todos?

Por isso, a nossa intenção é formar agentes locais, capazes de construir seus próprios caminhos com autonomia, buscando o consenso nas decisões coletivas.

O ECOBAIRRO propõe-se a apoiar os moradores, ajudando-os a encontrar maneiras de praticar a sustentabilidade dentro e fora de suas casas. Afinal, o Planeta é a Nossa Casa!

Como vamos trabalhar?

A idéia é atuar a partir de projetos-piloto. A demanda poderá vir de órgãos públicos que querem reestruturar áreas da cidade, ou de um grupo de moradores de determinado bairro ou, por que não, de um condomínio que precisa de

ajuda para melhorar o relacionamento entre seus moradores e o espaço comum entre eles.

Seja qual for a necessidade, atuaremos no sentido de diagnosticar os problemas da comunidade e formar um grupo de pensadores do ambiente em questão. O passo seguinte deve ser o envolvimento com a comunidade e, só então, a realização de ações para a sustentabilidade.

Uma das regras muito respeitadas nas ecovilas – e que será perseguida pelo ECOBAIRRO – é o planejamento de 100% das atividades que se deseja realizar. Não há ação que aconteça sem que tenham sido pesadas suas conseqüências para as comunidades, seu entorno e todo o meio ambiente.

Nossa constituição passa por 08 núcleos da sustentabilidade de forma orgânica e integral, abordando: Ecologia, Economia, Educação, Espiritualidade, Saúde, Política, Comunicação e Cultura.

Toda ação gera uma reação. Se agir é interferir no meio ambiente, é preciso refletir profundamente antes de escolher a ação mais adequada para um problema específico.

Nossa inspiração vai ao encontro do pensamento de Thich Nhat Hanh, monge vietnamita que diz que “se os seus passos forem pacíficos, o mundo terá paz. Se você é capaz de dar um passo em direção à paz, a paz é possível no mundo”.

Instituição responsável

Associação Urusvati Mantenedora – Casa Urusvati e Instituto Roerich de Paz e Cultura do Brasil com apoio do FEMA – Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo.

O Instituto Roerich, fundado em 09/10/1999, tem como objetivo a preservação do patrimônio cultural e natural do lugar, além de promover a paz através das artes, cultura e educação. Alicerça-se no Primeiro Pacto Internacional da Paz e Cultura, assinado em 1935 por mais de 21 países – inclusive o Brasil – e tem participação ativa nas ações de cultura de paz promovidas pela ONU/UNESCO.

Como você pode participar?

Há varias maneiras de participar do projeto ECOBAIRRO. Você pode ser um voluntário, um parceiro ou um patrocinador.

Conheça mais detalhes sobre o projeto através dos seguintes contatos:

Site: www.ecobairro.org.br

Página Facebook: Ecobairro Nossa Casa

Página Projeto Sementes: sementesparaumbairrosustentavel

Endereço: Casa Urusvati – Rua Doutor Luiz Azevedo Filho, 38. Vila Clementino. Próximo Metrô Santa Cruz. Bicicletas são bem vindas!

Telefone: 2578-7254

Entre em contato, venha nos conhecer!

 

 


Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s